Mais vida no trânsito

Mais vida no trânsito

Lutando para ter mais vida no trânsito

Por Ildo Mário Szinvelski, diretor-geral do Detran/RS

Viver é lutar e, quando a causa é nobre, a luta é ainda mais renhida, ainda mais estimulante. E o que pode ser mais importante do que lutar pela vida?

O Detran/RS está lutando em inúmeras frentes, e o resultado não se fez esperar. Em apenas 11 meses, de janeiro a novembro, o número de acidentes com vítimas fatais foi reduzido em 17,4%. Isso representa 15,2% mortos a menos nas vias gaúchas.

Como se explica essa tendência que supera a expectativa da Organização das Nações Unidas? Com muito, muito trabalho em todas as áreas. Não há soluções simples para problemas complexos, e todos, sem exceção, podem trazer sua contribuição para a segurança no trânsito.

No Detran/RS, os mais variados setores estão empenhados em cumprir metas relacionadas, direta ou indiretamente, ao seu objetivo principal: a defesa da vida. São ações de educação, formação de condutores, combate à alcoolemia, ao excesso de velocidade, intensificação dos processos de suspensão do direito de dirigir em mais de 40%, reduzindo a sensação de impunidade na sociedade.

Mas não é só isso. Estão ocorrendo qualificações de psicólogos e dos demais credenciados ao Detran/RS, como Centros de Formação de Condutores, Centros de Registro de Veículos Automotores e Centros de Desmanche de Veículos, sem esquecer os examinadores que aplicam as provas teóricas e práticas de direção.

Com poucos ou mesmo sem recursos, estamos atendendo as necessidades de informação e de educação do cidadão via mídia e redes sociais, com mensagens voltadas à prevenção. Nossa fiscalização, através da Balada Segura e da Viagem Segura, integra o Detran/RS a outros órgãos, buscando arrostar a violência do trânsito.

Nessa linha, 2015 marcou a criação de grupos de trabalho e ações voltadas a ciclistas, motociclistas, motoristas profissionais, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, turistas de outros países que atravessam ou permanecem no território gaúcho, sobretudo no verão. Muitas vezes, o foco está na redução das infrações, pois se sabe o quanto é comum que elas levem aos chamados “acidentes”. Aí entra o TEM (Talonário Eletrônico de Multas), que permite ao agente de fiscalização a realização imediata do auto, com maior precisão.

Apesar de todo o esforço do Estado, ainda se faz necessária a sensibilização do condutor do veículo para a transformação da via pública em um espaço pacificado, harmonizado e humanizado para todos. Não adianta culpar os outros, as vias, a sinalização. A vida irradia de dentro para fora através das condutas individuais. São elas, em última análise, que constroem o bem estar de todos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade