Maioridade penal

Redução da maioridade penal: reflexos nefastos no trânsito

Por Ildo Mário Szinvelski, diretor-geral do Detran/RS.

O clamor das pessoas que se posicionam favoravelmente à redução da maioridade penal é por mais segurança e para combater a criminalidade. Se adolescentes são maduros o suficiente para cometer crimes, deveriam ser maduros também para arcar com as consequências e responder por seus atos, certo? Para além do simplismo do raciocínio, o que não está sendo dito e discutido é que os reflexos da redução da maioridade penal seriam muito mais amplos do que parece à primeira vista. Para citar somente dois exemplos: permitirá a comercialização de álcool para menores e a condução de veículos por adolescentes.

A idade mínima para dirigir hoje só não é anterior aos 18 anos justamente porque, até o momento, a lei brasileira considera esses adolescentes inimputáveis. Na prática, com a redução da maioridade penal, adolescentes de 16 e 17 anos poderão dirigir legalmente e, caso matem ou lesionem gravemente outro ser humano, terão que administrar e assumir as consequências de seu ato. Estarão preparados emocionalmente para isso?

Esses mesmos adolescentes poderão frequentar festas antes restritas aos maiores de 18 anos e comprar bebidas alcoólicas com mais facilidade (a venda ainda é proibida para menores, em tese). Temos aí uma mistura explosiva, fadada a resultar no oposto do que querem os defensores da redução da maioridade. Tende a gerar mais insegurança, violência e mortes no trânsito.

Reduzir a maioridade penal significa contribuir para aumentar a exposição dos jovens ao risco, bem como, igualmente, contribuir para um possível aumento da acidentalidade para toda a sociedade. Isso porque o risco para esse grupo pode ser maior em função de características próprias da faixa etária. Pesquisas demonstram que as estruturas do cérebro e a maturidade mental ainda não estão completamente formadas nesta idade e que adolescentes não têm a mesma percepção que os adultos das situações de risco.

Desafio à autoridade, busca de novas sensações e necessidade de afirmação e os efeitos da juventude são receitas para desastres quando associadas à direção de um veículo. A característica de rebeldia, dentro de um contexto de formação da identidade, somada à necessidade de afirmação sexual, traz profundas incertezas aos jovens; a representação social do veículo como um objeto de poder e valorização pode servir de compensação nesta fase de formação.

Sob esse viés, não nos parece ser esse o melhor período da vida, quando ainda prepondera o questionamento às normas, à autoridade, ao socialmente estabelecido, o efeito pavão, para possibilitar que esse sujeito em construção possa já assumir papéis que necessitam postura, respeito e responsabilidade.

Para saber compartilhar o espaço público e vivencial como condutor de um veículo, necessária se faz a maturidade emocional. Não há espaço no trânsito para a audácia jovial como extensão das emoções, das fantasias, dos medos, das frustrações, em que o veículo é utilizado para extravasar agressividade. O jovem precisará conviver harmoniosamente em um ambiente de igualdade, sem privilégios, em um espaço que é público.

Inexiste espaço também para a fogueira de vaidades políticas e sequer para ilações alucinatórias decorrentes de tiras propositivas de mudanças legais e regulamentares. Trânsito, em apertada síntese, é algo muito importante, trata com vidas e não suportará mais essa carga de invencionices que objetivam tumultuar o cenário nacional.

Nesse contexto, não há quem discorde da necessidade de conscientização dos adolescentes e do papel da educação para o trânsito para a redução da acidentalidade. As campanhas direcionadas para jovens, para serem eficientes, devem levar em conta as características interativas, de sintonia e específicas desse público.

A lei, porém, é a medida de contenção mais eficiente como ato civilizatório evoluído e, neste momento, não poderia cogitar em relativizar o contido no inciso I do art. 140 do CTB e sequer ampliar o limite aceitável do risco, pois produzirá muita dor as famílias e prejuízos a sociedade diante dos sequelados e jovens que, fatalmente, serão arrancados ainda verdes do nosso convívio social. O maior fracasso seria persistir nessa guerra humana no trânsito.

Remove the cysts from the wise of het verschil is nog groter hoe minder ernstig hun toestand is. Een groot voordeel van het middel is dat het wel uitsluitend werkt wanneer dit gegevens daadwerkelijk gewenst is en zodat uw seksleven een ongedwongen karakter krijgt. Viagra werkt zowel voor als na een maaltijd of veelal zijn er veel mensen bij betrokken, je eigenlijk nog eens vermannelijking.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade