Sawana Carvalho se despede do Detran/Ac com a certeza de missão cumprida

Sawana Carvalho se despede do Detran/Ac com a certeza de missão cumprida

A ex-diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ac), Sawana Carvalho, se despede da pasta com a certeza de que cumpriu sua missão. Ela, que assumiu recentemente a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), avalia como positivo o crescimento da autarquia nos quatro anos que ali atuou e contou com o apoio irrestrito do governador Tião Viana e da presidenta Dilma.

“Saio com a missão cumprida. Ajudei e dei o máximo de mim, tanto no Departamento de Trânsito do Estado Acre como na Associação Nacional dos Detrans. Ficarei com saudade. O trânsito é apaixonante”, afirma.

No entanto, assegura Sawana: “Tudo tem o seu tempo, e o meu tempo de contribuir nessa área está se encerrando. Agora vamos para outros desafios. A missão agora é contribui junto com a Secretaria de Gestão Administrativa”, adianta.

A gestora se refere ao trabalho de forma carinhosa, e trata o serviço público como uma missão. “Sou um soldado do Estado do Acre. Um soldado do governador Tião Viana. Ele que tem uma ampla visão do desenvolvimento do nosso Estado. Atua para fazer o bem para a sociedade, para que o Acre seja o melhor lugar para se viver e para que os acreanos tenham orgulho de dizer que são acreanos”, detalha.

Sawana Carvalho destaca a atenção que a gestão dedica ao trânsito, no sentido de preservar a vida, fortalecer o processo de formação do condutor e investir na questão da engenharia de tráfego, educação e fiscalização.

“A política pública foi intensificada no sentido de proteger a vida e de melhorar o trânsito nos eixos da educação, engenharia de tráfego e fiscalização. Isso foi muito importante”, acentua.

Redução dos acidentes e de mortes no trânsito

Sawana Carvalho ressaltou a importância dos resultados apresentados pelo Detran nos últimos quatro anos, com ênfase em 2014, quando a autarquia registrou uma redução de aproximadamente 20% no número de acidentes de trânsito e queda de 18% na quantidade de acidentes com vítimas.

“Isso é benéfico para a população, para a saúde e para o desenvolvimento do Estado”, acrescenta.

A ex-gestora do Departamento de Trânsito lembra que quando a equipe tem vontade de fazer conta com boas diretrizes e não medem esforços para realizar. Todos os desafios são vencidos.

“A gente vai sempre enfrentar e vencer desafios, mas, se estivermos juntos e focados na igualdade entre servidores e cidadãos será mais fácil ultrapassar os obstáculos que surgirem”, explica.

Novas habilitações diárias

“A frota do Estado aumenta a cada dia, mas conseguimos reduzir a quantidade de infrações. Por mês realizamos mais de 500 lacrações de veículos, além da expedição de habilitações, renovações e habilitações novas”, sintetiza Sawana Carvalho, ao destacar que atualmente as equipes da Operação Álcool Zero realizam mais abordagens e menos autuações e multas.

“Assim, dá para ver os avanços da política pública adotada no sentido de trabalhar a fiscalização, a engenharia de trânsito e a educação. Nesse último eixo incluímos a educação infantil, as palestras nas escolas, a capacitação de condutores e o monitoramento em bares, no período noturno. Junto com esses eixos o condutor assimilou bem a valorização da vida. Está tendo respeito mutuo no trânsito”, inclui.

O grande desafio

“O grande desafio agora é mantar a política adotada em prol do trânsito, para que os bons resultados continuem. A fiscalização eletrônica contribuiu muito. Além de dá segurança ao condutor, ela preserva a fluidez do tráfego no horário de pico e protege o pedestre” explana Sawana Carvalho em sua avaliação.

Para esclarecer sobre as polêmicas que sempre envolveram as penalidades de trânsito, Sawana Carvalho adiantou que o recurso das multas aplicadas em 2014 só virá para os cofres públicos a partir de 2015 e nos anos sequentes, devido aos atrasos provocados pelos recursos administrativos. Ainda de acordo com ela, e ao contrário do que muitos pensam as multas não são a principal arrecadação do Departamento, estando elas em terceiro lugar na receita. “Hoje a terceira receita de arrecadação do Detran é multa. A primeira é o serviço com os veículos e a segunda com os serviços de habilitação”, esclarece.

Divisão dos recursos

Os recursos de multa têm destinação própria: 5% de cada multa aplicada no Estado – tanto do órgão municipal, Estadual ou do federal – é destinado ao Fundo Nacional de Trânsito. O que fica nos Estados, segundo Sawana Carvalho, é aplicado conforme determina o Artigo 320 do CTB, isto é, na fiscalização, engenharia e educação. “O governo do Acre investiu muito na engenharia de tráfego, educação e formação do servidor”.

A ex-diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sawana Carvalho, se despede da pasta com a certeza de que cumpriu sua missão. Ela, que assumiu recentemente a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), avalia como positivo o crescimento da autarquia nos quatro anos que ali atuou e contou com o apoio irrestrito do governador Tião Viana e da presidenta Dilma.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade