Fabricantes de placas pedem apoio aos Detrans

Fabricantes de placas pedem apoio aos Detrans

Fabricantes de placas veiculares de todo Brasil pediram o apoio da Associação Nacional dos Detrans (AND) para que o credenciamento das novas placas padrão Mercosul seja feito nos Estados e não por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), como prevê a resolução nº 510/2014 do órgão.

A preocupação é que a medida, que deve entrar em vigor a partir de janeiro de 2017, gere burocracia e prejuízos aos usuários e não respeite as particularidades regionais. A Associação Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (Anfapv) quer ainda o apoio para adoção de critérios mínimos para confecção e venda de placas em todo país.

“Os Detrans têm interesse em ouvir os segmentos que prestam serviços aos motoristas e proprietários de veículos. É importante manter o diálogo para que, de forma conjunta, possamos sugerir inovações que atendam aos quesitos de segurança no controle de origem e destino das placas”, explica o presidente da AND, Marcos Traad.

“Hoje, cada Estado adota um procedimento diferente, na tentativa de evitar roubos, falsificações e clonagens. Discutir o assunto pode trazer avanços na segurança e identificação veicular, inclusive com a troca de experiências que deram certo”, completa ele.

PLACAS MERCOSUL: A discussão sobre possíveis melhorias aconteceu durante o Encontro Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (Enplaca), maior evento da categoria, que aconteceu na última semana, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Uma das grandes preocupações da Anfapv é que não existe ainda um modelo de procedimento de confecção e distribuição das novas placas e o credenciamento das empresas seria feito pelo Denatran, não mais pelos Detrans.

“O que nós queremos não é só uma placa padrão, mas uma padronização de critérios. O Brasil está se adaptando para adotar a placa comum ao Mercosul, mas sem critérios na fabricação ela já vai começar sem nenhum tipo de controle. A placa vai ser branca, com tarja azul, isso todos sabem. Mas, como será o processo de produção? Quem vai produzir? Como vai ser a comercialização?”, questiona o presidente da Anfapv, Cláudio Roberto Martins.

“Nosso pedido é que a AND leve nossas considerações ao Denatran. A Associação é uma entidade importante e tem se colocado a favor do diálogo. Acreditamos que só assim chegaremos a resultados realmente satisfatórios para os cidadãos”, destaca o presidente da Associação dos Fabricantes de Placas do Paraná, Juarez Borges Júnior.

Confira as fotos abaixo.

Compartilhar

Comentário (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade