Congresso Brasileiro realiza cursos técnicos e educativos sobre o trânsito

Congresso Brasileiro realiza cursos técnicos e educativos sobre o trânsito

Além das palestras e debates, o I Congresso Brasileiro da Associação Nacional dos Detrans que ocorreu entre os dias 02 e 03 de dezembro, em Foz do Iguaçu, Paraná, ofereceu aos participantes três opções de cursos técnicos (dois na área de habilitação e um de veículo) e ainda, um educativo sobre os aspectos emocionais dos motoristas no contexto do trânsito.

“A nossa ideia foi tornar o evento dinâmico e flexível, oferecendo possibilidades de acordo com o interesse de cada pessoa. Com isso, esperamos ampliar o conhecimento e oferecer recursos que aprimorem atividade profissional dos participantes”, explica o presidente da Associação Nacional dos Detrans e diretor-geral do Paraná, Marcos Traad.

Na quarta-feira (2), o Coordenador na área de Veículos do Detran/PR, Nelson Lambach ministrou o curso que abordou a respeito da segurança nos processos veiculares dos despachantes.

“Pensando na qualidade deste atendimento, no minicurso apresentamos o modelo paranaense de atendimento ao cidadão na área de veículos, aspectos de segurança e fiscalização, normativas aplicáveis bem como o modelo de vistoria eletrônica do Detran/PR. Nosso objetivo é divulgar para outros estados uma ferramenta que pode ampliar a segurança da população no processo da aquisição de um veículo”, afirma Nelson Lamback.

Simultaneamente, ocorreu o curso sobre a Promoção da qualidade na formação de condutores no Brasil: papel do Contran e dos Centros de Formação de Condutores (CFC). Na ocasião, o coordenador de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) do Departamento Nacional de Trânsito, Jairo Mota Castro trouxe conhecimentos que podem ser aplicados pelos Detrans, Centro de Formação de Condutores, Clínicas credenciadas e até mesmo para quem trabalha com Ensino a Distância.

“Em função a nova gestão do Denatran, é extremamente importante que os diferentes setores que fazem parte do processo de formação dos condutores estejam por dentro das mudanças implementadas nos procedimentos de legislações de trânsito”, ressalta Castro.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL – No último dia do Congresso, pela manhã, o especialista em Educação, Legislação e Inteligência Emocional no Trânsito, Rodrigo Ramalho ministrou um curso sobre Educação Emocional no Trânsito. Na capacitação, os participantes puderam entender como e porquê os atuais modelos de educação para jovens estão esgotados.

“Os métodos hoje aplicados não cumprem os objetivos pois focam puramente nos aspectos técnicos e legais. Esta foi uma excelente oportunidade para apresentar uma inovadora metodologia de educação para os futuros condutores do Brasil”, conta Ramalho.

A tarde dois profissionais do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) ministraram um curso técnico sobre práticas administrativas e controle nos Centros de Formação de Condutores para servidores do Departamentos de Trânsito de todo Brasil.

O curso teve duração de três horas e utilizou recursos audiovisuais, exposições e relatos para trazer novos conhecimentos para reflexões, estudos e desenvolvimentos dos profissionais nas respectivas áreas de atuação.

De acordo com o coordenador da Controladoria Regional de Trânsito, Herivelto do Carmo, o Departamento paranaense hoje possui um sistema informatizado que permite muito mais do que o controle de frequência dos alunos dentro das instituições credenciadas.

“Temos um sistema completo de coleta de informações e gerenciamento das atividades de formação de condutores, das empresas, de seus profissionais, estrutura física, veículos, equipamentos e de aulas, que nos permite um controle, também do registro e emissão de documentos. A nossa ideia foi compartilhar informações que aprimorem atividade profissional dos participantes”, conta Carmo.
Curso técnico sobre práticas administrativas e controle nos Centros de Formação de Condutores

Confira abaixo as fotos do evento.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade