Começa em São Paulo o Encontro Nacional dos Detrans

Começa em São Paulo o Encontro Nacional dos Detrans

Começou nesta quarta-feira (16), em São Paulo, o encontro de técnicos e diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o pais, realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND). O evento vai até o dia 17 e funciona como um fórum de debates, em que os Estados discutem alterações na legislação de trânsito, medidas conjuntas na área de educação e melhorias em sistemas de informação e prestação de serviços.

O vice-presidente da AND e diretor-presidente do Detran Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, reforçou o papel da Associação na construção de políticas públicas eficazes na redução de acidentes de trânsito. “A AND grita por uma fiscalização séria e tem responsabilidade de pensar e fazer controle da boa formação dos condutores. Nossa palavra de ordem é vida e temos este foco para cumprir nosso papel”, destacou.

Nesta edição, paralelamente a reunião dos diretores, acontece ainda um encontro inédito com todos os Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans) e com diretores das Escolas Públicas de Trânsito (EPTs).

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmim, participou da solenidade de abertura do evento e falou da importância do diálogo e da troca de experiências. “O desafio da mobilidade urbana e a segurança no trânsito é imenso. Os acidentes rodoviários são hoje a principal causa externa de mortes em São Paulo e isto se repete em todo Brasil. Cada Estado tem a sua singularidade, mas erramos menos quando interagimos mais e esta é a grande importância desta Associação”.

“A missão dos Detrans é difícil, educar, garantir mais segurança no trânsito e, em especial, desburocratizar os serviços, facilitar a vida dos usuários. O desafio é a busca incessante do interesse público, apesar das dificuldades que nosso país enfrenta”, completou o governador.

PAUTA – A pauta principal do encontro será exigência do exame toxicológico de direção para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E. O assunto será debatido com o diretor-geral do Denatran e presidente do Contran, Alberto Angerami.

“Para que tenhamos um trânsito mais seguro é preciso trabalhar a engenharia de tráfego, programas de educação, fiscalização ininterrupta e rigor punitivo, mas temos de fazer isso com unidade e de forma concomitante”, reforçou ele.

O Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav), a obrigatoriedade do uso dos simuladores de direção e as atividades educativas programadas para o Maio Amarelo também serão abordados. Estão previstas ainda apresentações de iniciativas dos Estados.

No segundo dia, estão programadas apresentações técnicas sobre a questão dos ciclomotores, a atuação da atuação operacional de desmanches e análise

de projetos de lei, medidas provisórias e portarias federais com impacto no dia a dia dos Detrans.

Confira abaixo as fotos do evento. Fotos por: Camila Mazini.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade