AND promove simpósio de forma inédita com o tema “Direito e Trânsito”

AND promove simpósio de forma inédita com o tema “Direito e Trânsito”

Ascom AND

Com o intuito de discutir sob a ótica jurídica, propostas para promoção da segurança no trânsito e para a construção de uma mobilidade humana cada vez mais eficiente, a Associação Nacional dos Detrans (AND), promoveu nesta quarta-feira (16), a primeira edição do simpósio “O Direito e o Trânsito: As normas de trânsito como instrumento de melhoria da qualidade de vida da sociedade”.

O evento foi construído em parceria com a Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS-DF), uma das entidades organizadoras da agenda, e em parceria também com a Escola da Magistratura (ESMA-DF). Estiveram presentes no simpósio diversos especialistas, autoridades e pessoas influentes que debateram de forma dinâmica assuntos de relevância para todos que lutam por um trânsito mais seguro no país.

Em seu discurso, o presidente da AND e diretor do Detran de Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do simpósio, ressaltando que é necessário discutir uma interpretação mais comprometedora sobre os crimes de trânsito no Brasil.

“Os condutores que se envolvem em acidentes precisam ser responsabilizados de forma criminosa. A conscientização dessas pessoas necessita ser trabalhada desde o início. Os Centros de Formação de Condutores precisa ser visto como um ambiente de ensino e não, apenas, como um lugar para tirar a habilitação”, destaca Gouveia.

O simpósio, que contou com a inscrição de mais de 150 pessoas além de debatedores, foi marcado por quatro mesas redondas que abordaram os seguintes temas: “O poder da regulamentação do Contran”, “A judicialização decorrente da aplicação das normas de trânsito”, “O papel da sociedade civil organizada nas políticas públicas de trânsito” e “A importância do envolvimento das autoridades e da imprensa nas campanhas educativas de trânsito”.

HOMENAGENS

Na ocasião, o presidente da AND agraciou algumas autoridades em razão da parceria e os serviços prestados à sociedade brasileira que contribuem com a construção de um trânsito mais seguro e humanizado.

Foram homenageados: O ministro e vice-presidente do STJ – Humberto Martins, o juiz e presidente da AMAGIS – Fábio Esteves, o diretor geral do Denatran – Elmer Vicenzi, os deputados federais – Hugo Leal e Arnaldo Faria, o secretário geral da OAB nacional – Felipe Sarmento  e a secretaria executiva do SEST/SENAT – Nicole Goulart.

O encontro cumpriu o propósito de promover uma reflexão sobre o papel dos órgãos legislativos e de controle, para garantir uma legislação atual e confiável, que incorpore normas rigorosas e penalidades, respaldadas por uma aplicação coerente, comunicadas de forma clara e eficiente para toda a sociedade.

Confira abaixo as fotos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade