58º Encontro Nacional dos Detrans, em SP, termina com debate sobre formação de condutores

58º Encontro Nacional dos Detrans, em SP, termina com debate sobre formação de condutores

Ascom AND

Em seu segundo e último dia, o 58º Encontro Nacional dos Detrans priorizou em seus debates, nesta sexta-feira (29/9), o processo de formação dos condutores no país

O evento, realizado desta vez na capital paulista, é promovido pela Associação Nacional do Detrans (AND) para discutir temas ligados aos órgãos e à gestão do trânsito no Brasil. Além de dirigentes e técnicos de todos os 27 Detrans do país, participaram das discussões, pela primeira vez, representantes de entidades das autoescolas, como a Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) e sindicatos estaduais.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), Maxwell Vieira, apontou a importância da formação dos futuros condutores para a promoção de um trânsito mais seguro. “É tão essencial que virou tema de uma campanha educativa do Detran.SP, voltada para mostrar aos candidatos à carteira de habilitação que é importante cumprir todas as etapas do processo”, afirmou Vieira.

Outro ponto destacado pelo diretor-presidente foi o trabalho regular desempenhado pelo Detran.SP na fiscalização de parceiros, visando coibir falhas e possíveis irregularidades.

Segundo o presidente da AND e diretor-presidente do Detran-AL, Antonio Carlos Gouveia, os debates desta sexta, além abordarem alterações em resoluções técnicas sobre a formação de condutores, definiram um posicionamento da associação, aderindo à posição do Detran.SP contra a proposta em debate no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para aumento da carga horária das aulas, medida que trará ônus para os candidatos à CNH.

“Houve ainda uma aproximação entre os diretores dos Detrans e as próprias autoescolas. Apesar de ter sido o 58º encontro da AND, foi a primeira vez em que se integrou os presidentes de sindicatos e da federação das autoescolas com todos os diretores dos Detrans, mostrando que o que nos une é muito mais do que o que nos separa”, afirmou Gouveia.

Para Maxwell Vieira, os dois dias do encontro resultaram em debates muito produtivos, com questões que podem auxiliar os Detrans a melhorarem suas ações. “Foi possível trocar experiências e alinhar posições sobre diversos temas para que a AND possa levá-las ao Denatran”, disse o diretor-presidente do Detran.SP.

Na quinta-feira (28/9), primeiro dia do evento, os debates focaram em temas como a segurança no trânsito, os 20 anos do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), as placas do Mercosul e inspeção técnica veicular.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade