Pacto pela mobilidade é consensuado no GT de Transporte do DF

Pacto pela mobilidade é consensuado no GT de Transporte do DF

“O debate sobre mobilidade urbana deve ser feito com o poder legislativo e com a sociedade”, afirmou o Secretário de Transporte, José Walter Vazquez, durante a quinta reunião do Grupo de Trabalho de Transporte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES-DF), realizada na manhã de hoje, 04 de setembro. Um grande Pacto pela Mobilidade foi consensuado entre os conselheiros – este é um acordo inédito que transformará a política local de transporte.

Coordenada pelo Secretário, a reunião de hoje deliberou que, dentro do Pacto pela Mobilidade, órgãos de governo, setores econômicos e segmentos representativos da sociedade realizarão: campanhas de estímulo ao uso do transporte coletivo e à carona solidária; a reorganização e redistribuição espacial de táxis no DF; e a interligação dos diversos tipos de transporte público, além da valorização dos veículos não motorizados sobre os motorizados, como as bicicletas, e a revitalização de calçadas e faixas de segurança para os pedestres.

Outros pontos debatidos e consensuados foram a implementação de inteligência de mobilidade e transporte, que consiste na implementação imediata do Centro de Controle Operacional de Trânsito (CCOTran), e a política global de estacionamento para o DF. O colegiado recomendou ainda a manutenção da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) como uma empresa para introduzir novas tecnologias, linhas alternativas e novos nichos de mercado.

Debate

Gunter Kohlsdorf, consultor e sócio do escritório Topocart e ex-professor da Universidade de Brasília (UnB), ponderou que é preciso pensar o transporte em conjunto com questões urbanísticas, e que não é possível continuar insistindo em trazer todo o fluxo econômico do DF para o Plano Piloto. Elson Póvoa, diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-DF) afirmou que deve haver prioridade dos veículos não motorizados sobre os motorizados, e do pedestre sobre os veículos, pensando também na acessibilidade de pessoas com deficiência.

Jusçânio Umbelino, do Conselho Regional de Economia (CORECON-DF) sugeriu a criação de um modal ferroviário entre Brasília e Goiânia e entre Brasília e Anápolis. De acordo com Reinaldo Gomes, da Secretaria de Governo, os debates do CDES-DF influenciam nas discussões sobre a Região Metropolitana, sendo o Pacto pela Mobilidade um dos maiores ganhos do GT de Transporte.

Para Cícero Ivan Gontijo, reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), a questão dos estacionamentos é consequência da ausência de um transporte público de qualidade. O esportista José Mário Tranquillini reforçou a importância das ciclovias e de se pensar alternativas aos veículos motorizados.

O Secretário de Transporte José Walter Vazquez respondeu aos questionamentos enfatizando a importância do CDES-DF como espaço de pactuação social: “Este é o espaço para que o Governo ouça o que a sociedade civil tem a dizer. O questionamento da sociedade civil faz com o que o Governo tenha posições mais sistêmicas. Isso é um grande ganho”, afirmou.

As propostas que são consenso, ou seja, acordadas entre a totalidade de conselheiros, e as que são recomendação, isto é, votadas pela maioria, serão levadas e apresentadas a todos os conselheiros e ao Governador Agnelo Queiroz na próxima reunião do Pleno.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade