Manual de Segurança Viária traz recomendações para trânsito brasileiro

Manual de Segurança Viária traz recomendações para trânsito brasileiro

Diretores e técnicos dos Departamentos Estaduais de Trânsito que participam do Encontro Nacional dos Detrans, nesta quarta-feira (16), em São Paulo, conheceram o Manual de Medidas de Segurança Viária. A publicação, traduzida da versão original em norueguês, é considerada referência mundial em práticas de prevenção a acidentes de trânsito.

“Este livro é considerado a bíblia do setor de segurança viária e pode auxiliar os Departamentos no desenvolvimento de atividades educativas e campanhas de conscientização”, explica o diretor-geral do Detran de São Paulo, Daniel Annenberg.

O lançamento é da Fundación Mapfre, instituição sem fins lucrativos que promove e desenvolve atividades de interesse geral da sociedade. A apresentação foi feita por Jesus Monclús, diretor-geral de Prevenção e Segurança Viária da fundação na Espanha.

O trabalho foi concebido por quatro renomados pesquisadores do Instituto de Economia do Transporte da Noruega (TOI) e apresenta, de forma simples e objetiva, os impactos positivos da implementação de medidas de segurança viária. São mais de 140 recomendações que podem ser decisivas na redução dos acidentes de trânsito, respaldadas a partir da realização de 2 mil estudos desde 1960.

“Os dados foram revisados, classificados e resumidos. A pesquisa contou ainda com ensaios clínicos, casos específicos importantes, controle de indicadores e opiniões. O livro expõe os principais fatores de risco dos usuários das vias de circulação, levando em consideração sua contribuição para o número de falecidos e feridos”, contou Monclús.

“Entre esses fatores, se destacam as infrações aos limites de velocidade, o funcionamento inadequado de alguns veículos em caso de colisão, principalmente entre os mais antigos, a não utilização do cinto de segurança e os obstáculos que se encontram nas beiras das estradas que estão sem proteção de cercas ou amortecedores de impactos, entre outros”, completou ele.

Os autores também avaliam as medidas relativas ao projeto da via e ao equipamento em função da sua relação custo-benefício. Neste sentido, destacam que as ciclovias, as faixas para virar à esquerda nos cruzamentos, as rotatórias, os desvios e as intersecções em diferentes níveis são algumas das medidas cujos benefícios superam amplamente seus custos.

Informações para imprensa:

Núria Bianco – (61) 9243-4097/ (41) 9990-9998
nuriabianco@hotmail.com

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