AND reivindica participação no Conselho Nacional de Trânsito

AND reivindica participação no Conselho Nacional de Trânsito

A Associação Nacional de Detrans (AND) recebeu apoio dos membros do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) à sua reivindicação de assento nesta instância do Sistema Nacional de Trânsito. A oficialização do pedido foi feita nesta quarta-feira (27.03) pelo vice-presidente da AND, Marcos Tradd , que participou da reunião ordinária do CONTRAN representando a entidade.

Marcos Tradd, que é diretor-geral do Detran do Paraná, informou aos membros do Conselho que a nova diretoria está amplificando suas ações junto aos órgãos nacionais de trânsito, a começar pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), com o qual já foi estabelecido uma parceria. “Queremos também participação nas decisões que deverão ser implementadas pelos Detrans nos Estados. Por isto estamos neste processo de diálogo, no qual já estabelecemos uma relação mais próxima com o DENATRAN”, explicou Marcos Tradd aos conselheiros.

Além de reivindicar a participação da AND no Conselho, Marcos Tradd sugeriu uma representação dos órgãos municipais de trânsito, também integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. Ele ressaltou a importância de valorização e fortalecimentos dos órgãos municipais e o estímulo à sua criação pelos municípios brasileiros.

Marcos Tradd enfatizou ainda a necessidade de o DENATRAN se tornar uma autarquia para que suas ações possam ser mais fortalecidas perante o Sistema. “Atualmente, apenas como um departamento dentro do Ministério das Cidades, o DENATRAN sofre um processo de restrições nas suas ações. A AND defende o fortalecimento do DENATRAN e torná-lo uma autarquia favorecerá sua atuação”, emendou.

O presidente do CONTRAN, Antonio Cláudio Portella Serra e Silva, também presidente do DENATRAN, manifestou apoio à reivindicação da AND, considerando legítimo o pedido em razão da necessidade de os Detrans participarem das decisões que eles próprios terão que aplicar. O conselheiro Jerry Adriane Dias Rodrigues, representante do Ministério da Justiça, também se manifestou favorável à solicitação da AND e agregou que o Projeto de Lei 2872, que tramita na Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados já prevê a inclusão das representações dos Detrans e dos órgãos municipais.

Rone Evaldo Barbosa, conselheiro representante do Ministério dos Transportes, também se manifestou favorável ao pleito da AND e emendou que, além da aproximação do CONTRAN com a AND, o mesmo deve ser feito em relação aos Conselhos Estaduais de Trânsito (CETRANs). “Devemos nos envolver mais, inclusive para discutirmos a uniformização de procedimentos”, acrescentou.

Ao final, os conselheiros manifestaram unanimemente favoráveis à iniciativa da AND de provocar esta aproximação, parabenizando a nova diretoria da entidade.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade