AND debate trânsito com a Embaixada da Suécia

AND debate trânsito com a Embaixada da Suécia

Associação Nacional de Detran (AND) participou nesta segunda-feira (25.03), em Brasília, de seminário sobre Infraestrutura Rodoviária e Segurança no Trânsito, organizado pela Embaixada da Suécia no Brasil. O evento aconteceu no Ministério dos Transporte, com a presença do vice-ministro de Transportes e a ministra de Comércio da Suécia, entre outras autoridades suecas, e representantes de órgãos governamentais das áreas de transporte e trânsito do Brasil.

O seminário teve início com palestra da coordenadora da Agência Nacional de Trânsito da Suécia, Lena Ryden, que falou sobre as medidas que o governo sueco tem tomado para garantir a segurança no trânsito, com a redução do número de acidentes e mortes naquele país. Ela apresentou a experiência e um programa sueco similar ao Tolerância Zero no Brasil. Este programa inclui medidas de fiscalização no trânsito, segurança veicular e, especialmente, educação para o trânsito.

Além dos temas Infraestrutura rodoviária e Segurança no trânsito, o seminário debateu outros assuntos como: Requisitos de segurança nos veículos; Renovação da frota e Inspeção veicular; Eficiência energética; Soluções para segurança de trânsito; e Preservação da vida no trânsito, no que foi incluído os subtemas Requisitos de segurança nos carros produzidos no Brasil; e Comportamento do motorista – regulamentos e programas de mobilização.

A cultura da segurança foi uma das principais constatações sobre o trânsito na Suécia. O país tem hoje uma consciência de que cultivar a segurança faz parte do cotidiano das pessoas. Não se trata de uma obrigação, um dever, que deva ser controlado e obrigado pelas leis. Para o cidadão sueco a segurança no transito é um direito de todos. Desde o indivíduo até as empresas, esta consciência está permeada no país.

Para chegar a este ponto, o governo sueco investiu pesadamente na educação para o trânsito. Tanto que atualmente é de iniciativa dos próprios cidadãos observar todas as normas de segurança, tanto na condução pelas vias do país, quanto pela escolha de veículos que contenha os mais modernos itens de segurança.

O contraste no Brasil foi observado por representantes de empresas fabricantes de veículos suecos presentes ao seminário. Os caminhões da Volvo e da Scania, por exemplo, apresentaram seus produtos com uma vasta linha de itens de segurança, inclusive bloqueadores de álcool, pelo qual o motorista só dará partida no carro depois de soprar um bafômetro conectado à ignição. Se for acusado teor alcoolico incompatível, o veículo não liga.

Apesar de já existir veículos das duas marcas com este e outros dispositivos de segurança no mercado brasileiro, os representantes informaram que até o presente momento nenhum deles foi adquirido por empresas do Brasil. A constatação é que a introdução da cultura de segurança requer muita campanha de conscientização. Como a ocorreu com o uso do cinto de segurança, uma iniciativa do próprio condutor, e deverá acontecer com os ar-bags, que passará a ser uma obrigatoriedade para os fabricantes de carros no Brasil.

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