#MaioAmarelo: cinco dicas para um trânsito mais seguro

#MaioAmarelo: cinco dicas para um trânsito mais seguro

Embora o Brasil tenha uma legislação de trânsito avançada e moderna e mesmo que boas práticas no trânsito sejam disseminadas no país, como a campanha Maio Amarelo, os registros de acidentes ainda são elevados.

Para reforçar a conscientização de que um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos, sejam motoristas ou pedestres, trouxemos aqui cinco dicas básicas de segurança de trânsito.

Use o cinto de segurança

Esta deve, sem dúvidas, ser a primeira ação ao entrar no veículo e ligá-lo. O uso do cinto de segurança garante a proteção do motorista e dos passageiros, além de reduzir danos em caso de acidente. Ah, e também é lei. O artigo 65 do CTB afirma que “é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiro em todas as vidas do território nacional”, enquanto o artigo 167 determina que não usar cinto de segurança é infração grave, punida com multa e medidas administrativa.

Atenção com pedestres, ciclistas e motociclistas

Quando nos vem à mente acidentes de trânsito, ligamos automaticamente aos carros. No entanto, os mais impactados não são os veículos, são as pessoas: tanto dentro como fora dos veículos. Por isso, nosso segundo alerta é ter cuidado com pedestres, ciclistas e motociclistas com quem você divide a via.

Na regra geral de trânsito, veículos maiores (caminhões, carros) são responsáveis pela segurança dos menores (motos e bicicletas). Em suma, todos são responsáveis pela segurança dos pedestres. O condutor deve estar atento aos motociclistas, ciclistas e pedestres de maneira a antecipar imprevistos e prevenir acidentes.

Respeite os limites de velocidade

Além desta ser uma infração prevista no Código de Trânsito, dirigir acima da velocidade permitida no trecho pode resultar em acidentes e, quanto maior a rapidez de um veículo, menos tempo o condutor vai ter para agir diante de algum imprevisto. Sem contar que vai de encontro ao que a direção defensiva ensina.

Não use o celular enquanto dirige

É bem verdade que a tecnologia auxilia e muito os motoristas nos dias de hoje, seja com aplicativos de rotas ou demais utilidades, mas o uso do celular ao volante também pode ser um grande problema. O aparelho pode distrair o condutor, que deve se manter sempre concentrado na direção. Vale lembrar, também, que dirigir segurando ou manuseando um telefone celular é considerado uma infração gravíssima.

Além disso, o inciso V do artigo 252 do CTB considera infração dirigir “apenas com uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e assessórios do veículo”.

Se for dirigir, não beba

De fato, álcool e direção, não combinam e cada vez mais os motoristas devem se conscientizar disso. A mistura pode acarretar danos irreversíveis e é um grande vilão no trânsito. Tanto que o artigo 165 do CTB afirma que “dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência” é infração gravíssima, punida com multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

E ai, o que achou das nossas dicas de segurança no trânsito? Se gostou curti e compartilha com os amigos. Essas dicas são importantes para todos os motoristas!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade