Sites dos Detrans oferecem serviços e facilitam atendimento

Sites dos Detrans oferecem serviços e facilitam atendimento

Usuários dos Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal podem realizar uma série de serviços de habilitação, veículos e infrações, sem precisar sair de casa. Os Detrans oferecem, pela internet, facilidades importantes, que evitam o deslocamento e garantem mais conforto e agilidade no atendimento ao público.

A Associação Nacional dos Detrans (AND) lembra que, por serem órgãos estaduais, os Departamentos têm autonomia para determinar alguns procedimentos. Por isso, o serviço pode variar em alguns Estados.

Confira alguns serviços que podem ser feitos nos sites dos Detrans:

IPVA

Alguns Estados permitem a consulta dos valores a serem pagos e possíveis débitos pendentes, em parceria com as Secretarias de Fazenda. Basta informar o número do Renavan (Registro Nacional de Veículo Automotor) na seção correspondente dos sites. Para pagamento, em algumas páginas, é possível utilizar os serviços de internet da sua rede bancos.

Licenciamento

É possível pagar os débitos e solicitar a entrega do licenciamento (Certificado de Registro de Licenciamento – CRLV) via correio, desde que o endereço cadastrado no documento do automóvel seja o mesmo do destinatário e esteja atualizado.

Simulado de prova do Detran

Para quem está prestes a tirar a primeira carta de motorista, ou mesmo de fazer a prova do curso de reciclagem após a suspensão da CNH, os sites oferecem simulados e guias para treinar e estudar.

Comunicação de venda

Quem vende o carro tem 30 dias para comunicar ao Detran que houve a transferência da propriedade, até para não se responsabilizar pelas multas alheias. Esse serviço pode ser feito pelos site do Detran de seu respectivo Estado.

Boletim de ocorrência

Em caso de roubo, já não é preciso se submeter à espera nas delegacias. É possível fazer boletim de ocorrência na maioria dos sites dos Detrans, o que facilita bastante, por exemplo, o pedido de indenização junto à seguradora.

Declaração de perda ou extravio

Caso você perca documentos relacionados ao seu carro, é preciso, antes de mais nada, emitir um documento com a declaração do ocorrido — o que já pode ser feito pela internet.

Solicitação de 2ª via

Em caso de perda, furto, roubo ou má conservação de documentos como a CNH (carteira de motorista), o CRV (Certificado de Registro do Veículo) e o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), as solicitações de segunda via podem ser feitas pela internet na maioria dos sites dos Detrans.

Alterações cadastrais

Para garantir que a documentação de licenciamento chegue sempre corretamente, a mudança do endereço em que o carro está registrado também pode ser feita on line.

Consultas a pontos da CNH e outros

As solicitações feitas ao Detran e outras consultas podem ser feitas on line. Veja a relação desses serviços:

•Motoristas
• Acompanhamento da 1ª CNH;
• Acompanhamento de recurso de suspensão do direito de dirigir;
• Quantidade de aulas práticas e de aulas teóricas;
• Pontos da CNH;
• Resultado de provas;
• Pesquisa de débitos e restrições;
• Pesquisa de gravames;
• Infrações;
• 2ª via de multas para veículos registrados em outro estado;
• Acompanhamento e solicitação de recurso de penalidade e Pesquisa de multas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade