Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

Confira a agenda da AND durante o mês de outubro

Ascom AND

 

Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional do Trânsito (dias 4 e 5).

A Associação Nacional dos Detrans – AND participou do Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, evento promovido pelo Denatran que teve como objetivo tratar da educação para o trânsito. O lema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito” foi usado para lembrar da importância que todos possuem quando o assunto é trânsito.

O Diretor Presidente do Detran Pernambuco, Charles Ribeiro, esteve representando a presidência da AND no Encontro, que também contou, pela AND, com a participação do procurador chefe do Detran-PA, Fabio Moura; do Coordenador de Educação do Detran-PA, Valter Aragão; e do assessor do Detran-PA, Luiz Otávio Miranda. O Gerente do Núcleo de Educação do Detran-CE, Fernando Ibiabina, também apresentou as iniciativas da área de educação do Departamento Estadual.

Além disso, a Associação Nacional apresentou o inovador projeto “Nós Somos o Trânsito”, ratificado pelos Detrans durante o 57o Encontro Nacional dos Detrans, em julho de 2017.

 

Lançamento da CNH Digital (dia 10)

A AND participou do lançamento da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e), conhecida como CNH Digital, coordenado pelo Ministro das Cidades, Bruno Araújo, contou com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, do Diretor Geral do DENATRAN, Elmer Vicenzi, do vice-presidente regional Centro-Oeste da AND e presidente do Detran/GO, Manoel Xavier. A diretora-presidente do SERPRO, Maria da Gloria Guimarães, o Presidente da Frente Parlamentar pelo Trânsito Seguro, Deputado Federal Hugo Leal, e outros parlamentares e autoridades compareceram à solenidade que é um marco importante rumo a melhorias na prestação de serviços mais ágeis, seguros e eficientes para os cidadãos.

O ministro Bruno Araújo apontou que, agora, o desafio será de levar a CNH digital a outros estados da federação e incitou a Associação Nacional dos Detrans a somar na mobilização para implementação desta inovadora ferramenta tecnológica pelo Departamentos estaduais de trânsito. Citou, ainda, que Alagoas é um dos estados que o processo também já está bastante avançado. 

 

Câmara Temática de educação (dias 19 e 20)

As Câmaras Temáticas, órgãos vinculados ao Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, têm o objetivo promover debate para encontrar sugestões sobre assuntos específicos de cada colegiado. A Câmara temática de Educação, tem ainda em sua pauta temas relacionados às discussões do processo de formação do condutor brasileiro, fruto das audiências públicas realizadas nas 5 regiões do país no mês de setembro.

Assim sendo, AND trabalha para se fazer mais presente nas instâncias técnicas e de decisão das políticas públicas de trânsito, tendo como propósito final auxiliar os Detrans nos diversos assuntos que impactam sua organização e seu funcionamento e tornar a prestação dos serviços públicos mais eficiente e humanizada para os cidadãos.

 

10o Congresso Brasieiro Trânsito e Vida (dias 26 e 27)

A AND, por meio do Diretor Geral do Detran/BA, Lucio Gomes, marcou presença no 10° Congresso Brasileiro Trânsito e Vida (e 6o Congresso Internacional), realizado na cidade de Salvador/Bahia, nos dias 26 e 27 de outubro de 2017. O propósito do evento foi discutir segurança e mobilidade urbana sob o aspecto das ações da década, especialmente, questionando se as mesmas foram suficientes. 

 

II Encontro da Comissão Fórum Permanente Operação Lei Seca (dia 30)

A comissão, constituída por integrantes da Lei Seca de vários Estados do Brasil e com o apoio institucional da Associação Nacional dos Detrans - AND, se reunirá no dia 30 de outubro com o objetivo de discutir ações que fortaleçam a integração entre os coordenadores das operações para que ações que contribuam para coibir a mistura de álcool e direção. A reunião acontecerá em São Luis no Maranhão e será pautado no debate sobre a a operacionalização das ações, para que haja uma padronização no protocolo da operação. 

 

Conferência Internacional - A Cidade e O Jovem (dia 31)

Com a ideia de abordar e compartilhar informações sobre a temática da mobilidade humana, o Instituto Mobih oferece, em parceria com a ONG Opção Brasil, a conferência internacional “A Cidade e o Jovem – Mobilidade e Tecnologia”. Com apoio institucional da AND e do CLP - Centro de Liderança Pública, e promoção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de SP e do Investe SP, o evento irá reunir gestores de parques, centros, núcleos tecnológicos, incubadoras, além de órgãos de trânsito, agentes públicos, startups e setores produtivos, para debater como a tecnologia pode ser uma aliada na gestão e na interação com o complexo universo da mobilidade urbana.

O evento contará com a conferência de Pablo Noy Serrano, engenheiro industrial, membro do corpo assessor da empresa de transporte metropolitano de Barcelona e Presidente da Associação Ibero-Americana para a Mobilidade Urbana Sustentável e da Associação Espanhola de Car Sharing. Inscrições e mais detalhes pelo link: http://www.institutomobih.com.br/acidadeeojovem/index.html