AND realiza 63º Encontro Nacional dos Detrans

AND realiza 63º Encontro Nacional dos Detrans

Evento contou com a presença de autoridades, técnicos e dirigentes dos 27 órgãos estaduais de trânsito do Brasil

Assessoria

Com o propósito de buscar melhorias no trânsito do país promovendo ações inovadoras que contribuam com a mudança de comportamento da sociedade, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou nos dias 13 e 14, em Brasília, o 63º Encontro Nacional dos Detrans (END). O evento que também marcou o último encontro do ano da entidade, contou com a presença de autoridades, técnicos e dirigentes dos 27 órgãos estaduais de trânsito do Brasil.

A mesa de abertura, foi composta pelo presidente da AND e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antonio Carlos Gouveia; pelo Diretor Geral do Detran do Distrito Federal, Silvain Barbosa; e pelo presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves.

Durante o uso da palavra, o presidente da associação agradeceu a presença de todos, ressaltando o sentimento de cumplicidade em razão das ações desempenhadas, ao longo dos últimos anos, por todos os integrantes que fazem parte do colegiado fortalecendo cada vez mais a entidade.

“Essa é a última reunião do ano e também tem o objetivo de renovar as expectativas para 2019, pois, serão novos desafios, novos obstáculos e novos compromissos. Agradeço a disponibilidades de todos os diretores, todos os patrocinadores e parceiros que estão juntos construindo junto à associação uma política de trânsito mais efetiva”, salientou Gouveia.

Foram debatidos durante a reunião, diversos temas de relevância para os departamentos de trânsito como: definições dos procedimentos para implantação da placa Mercosul; consolidação do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE); o uso de cadeirinha no Uber; implementação do CRLV digital; revogação da resolução 709/17, entre outros assuntos.

Para fortalecer ainda mais a parceria entre as instituições, a presidência da AND também realizou durante a reunião, a assinatura de um convênio com a Seguradora Líder, empresa constituída por Seguradoras que participam do Consórcio do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat).

 

 

HOMENAGENS

Na oportunidade, o presidente da AND representando os 27 departamentos de trânsito, realizou uma homenagem ao presidente do Denatran, Maurício Alves, fazendo a entrega da medalha Ordem do Mérito do Trânsito, em agradecimento pelo esforço e dedicação que o representante do órgão máximo vem desenvolvendo junto à associação na busca por um trânsito mais seguro.

O END também contou com a presença do ministro da transparência, Wagner de Campos Rosário, que também recebeu a medalha Ordem do Mérito do Trânsito, por contribuir com ações voltadas para transparência e o combate à corrupção no país, reforçando o termo assinado em setembro de 2017 com todos os órgãos controle do estado de Alagoas, na buscar de firmar um compromisso em prol da fiscalização do transporte escolar.

Com a finalidade de agradecer os serviços prestados à associação durante a atual gestão e o desempenho das atividades realizadas no Detran/AC, Antonio Gouveia, também agraciou a representante do departamento, Shirley Torres de Araújo.

 

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”

Como forma de trocar experiências e disseminar a concretização de projetos que promoveram a mudança de comportamento de condutores, técnicos do Detran/AL ao lado do presidente da associação e da autarquia, realizaram na ocasião, o lançamento do livro “NÓS SOMOS O TRÂNSITO – Acidentes com motos. Como remediar esta epidemia?”.

A obra editada pelos servidores do Detran/AL: Antonio Monteiro, Edira Pólido, Renan Silva e Rosineide Honorato apresenta as ações e estudos do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) implantado no ano de 2016 em Alagoas e consiste também em um guia que busca apresentar ideias, conceitos, metodologias e práticas que contribuam para construção de outros planos e programas que promovam a redução dos índices alarmantes de acidentes envolvendo motos.

“É uma alegria imensa e um orgulho enorme poder trazer esse projeto, que funcionou no estado de Alagoas, na cidade de Arapiraca, para os presidentes dos Detrans, pessoas que possuem o poder nas mãos de definir a segurança no trânsito e as políticas públicas em cada estado. Dessa forma, fizemos esse projeto para que possa ser bem utilizado, replicado e para que possa salvar vidas não só em Alagoas, mas em todo Brasil”, destacou o chefe de segurança no trânsito do Detran/AL e membro do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (Cetran/AL), Antonio Monteiro.

 

 

FÓRUM PERMANENTE DAS OPERAÇÕES LEI SECA

Com a finalidade de unificar as ações que visam coibir a mistura de álcool e direção padronizando os procedimentos de fiscalização, a reunião também foi marcada pela aprovação da inserção da comissão do Fórum Permanente das Operações Lei Seca no estatuto da AND. Atualmente a comissão é composta por Alagoas, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Polícia Rodoviária Federal.

 

DELIBERAÇÕES

Ao final do 63º END também foram feitas as seguintes deliberações:

– Aprovação e encaminhamento de um ofício, com ênfase no procedimento de transferência veicular, para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), manifestando a preocupação dos Órgãos Executivos de Trânsito do Brasil, com relação ao impacto da Lei 13.726/2018 que trata da desburocratização de processos administrativos.

– Outra decisão importante, foi a indicação da comissão que irá participar da audiência pública, que será realizada no dia 04 de dezembro, na Câmara dos Deputados, com o objetivo de debater o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Representando a AND estarão presentes na ocasião, o diretor geral do Detran/DF, Silvain Barbosa, e a diretora geral do Detran/MA Larissa Abdalla.

– Por fim, também foi estabelecida uma comissão de transição formada pelos seguintes representantes: a diretora geral do Detran/MA e vice-presidente da regional Nordeste, Larissa Abdalla; o presidente do Detran/TO, Colemar Câmara, e o Diretor Presidente do DETRAN/AP,  José Furtado De Sousa  Júnior.

 

Confira todas as fotos na galeria do evento:

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade