Mês de Setembro na AND

Mês de Setembro na AND

Confira a agenda da AND durante o mês de Setembro

Câmara temática de educação  (dias 14 e 15)

As Câmaras Temáticas, órgãos vinculados ao Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, têm o objetivo promover debate para encontrar sugestões sobre assuntos específicos de cada colegiado. Assim sendo, AND trabalha para construir parcerias relevantes e se faz mais presente nas instâncias técnicas e de decisão das políticas públicas de trânsito, tendo como propósito final auxiliar os Detrans nos diversos assuntos que impactam sua organização e seu funcionamento e tornar a prestação dos serviços públicos mais eficiente e humanizada para os cidadãos. A Câmara se reúne nos dias 14 e 15 de setembro em Brasília/DF.

XII Congresso Brasileiro de medicina de tráfego (dia 16)

O Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego contará com a presença de vários especialistas em medicina de tráfego e todos aqueles que lutam por um trânsito mais seguro.

O presidente da AND e diretor presidente de Detran/AL, Sr. Antonio Carlos Gouveia, foi convidado para participar como debatedor na mesa redonda sobre a valorização do trabalho médico e psicológico no trânsito. Dessa forma, a AND irá fomentar o debate e promover ações para tornar o trânsito um lugar mais seguro.

Semana nacional do trânsito (dias 18 a 22)

A Semana Nacional de Trânsito é realizada desde 1994 e seguindo o artigo 75 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é papel do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definir os temas e cronogramas das campanhas nacionais que deverão ser reproduzidas pelos órgãos de trânsito. Já o artigo 326, do CTB, determina que o evento será comemorado sempre no período compreendido entre 18 a 25 de setembro.

Este ano a semana nacional do trânsito teve o seu tema estendido para o ano inteiro, isso porque o Contran definiu por meio da Resolução 654/17 todos os temas e cronogramas das campanhas de 2017. As mensagens a serem divulgadas nas campanhas são: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”; “Escolha viver. Decida pelo trânsito seguro”; “Pela família. Escolha o trânsito seguro”; e “Pela vida. Escolha o trânsito seguro”.

20 anos de CTB (dia 19)

O Código de Trânsito Brasileiro foi sancionado em setembro de 1997 e passou por várias mudanças desde a sua criação. Com o objetivo de comemorar seus 20 anos de existência, a Comissão de Viação e Transportes em conjunto com a FENAPRF e o Observatório Nacional de Segurança Viáriairão promover um evento para relembrar a história de todas as normas que fazem parte do chamado código brasileiro de trânsito. Esse evento contará com o apoio da AND e de outras entidades ligadas ao trânsito, como o Denatran, o Focotran e a PRF

O principal objetivo do evento é conscientizar o condutor de que a redução de acidentes deve ser algo de iniciativa de todos e dar um panorama geral da legislação de trânsito e de como os novos projetos de lei estão sendo pensados. Para se inscrever, basta acessar o link e preencher o formulário: https://goo.gl/db4S5u.

Dia Nacional do Agente de Trânsito (dia 23)

A celebração do dia nacional do agente de trânsito significa muito mais do que um dia comemorativo, ela representa o dia dos que ajudam a construir um trânsito mais seguro para todos. O impacto do trabalho desses heróis as vezes passa de forma despercebida, mas sem eles nossa vida seria completamente diferente, afinal de contas o trânsito é formado por pedestres, ciclistas e motoristas, ou seja, todos que desejam se locomover.

Simpósio Legislação e Trânsito, em Alagoas (dia 26)

O Simpósio sobre legislação e trânsito ocorrerá em Alagoas e foi pensado para promover uma integração entre as principais entidades relacionadas ao trânsito. Na oportunidade, haverá o lançamento de um projeto revolucionário sobre transporte escolar. O evento terá uma repercussão nacional, com a presença de do Senhor Ministro da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, e terá efetiva participação de órgãos federais, dentre as quais, o Ministério Público Federal, a Controladoria Geral da União em Alagoas, o Tribunal de Contas da União em Alagoas, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Estadual.

58º Encontro Nacional dos Detrans, em São Paulo (dias 28 e 29)

O Encontro Nacional dos Detrans é um evento promovido pela AND que conta com a presença dos diretores dos Detrans de todos os 27 Estados e visa discutir as mudanças necessárias para um trânsito mais humanizado e seguro.

O 58º Encontro Nacional dos Detrans ocorrerá em São Paulo e promete ser mais um evento de grande impacto não apenas para os próprios Detrans, mas para toda a sociedade. O grande diferencial desse evento é o engajamento de todos na busca por ações que tenham resultado na vida de todos os cidadãos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade