IV Encontro de Educadores de Trânsito

IV Encontro de Educadores de Trânsito

Evento reuniu, em Brasília, nos dias 20 e 21 de agosto, órgãos do Sistema Nacional de Trânsito para fortalecer o diálogo sobre o tema

Com o objetivo de debater e fortalecer as ações mais efetivas para a educação de trânsito no país, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promoveu, nos dias 20 e 21 de agosto, o IV Encontro Nacional de Educadores de Trânsito. O evento, realizado no Ministério da Infraestrutura, reuniu coordenadores da área de educação de trânsito dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), entre eles, os Detrans nos estados e o DER.

Jerry Dias, diretor do departamento, vinculado à Secretaria de Transportes Terrestres do Ministério, destacou a importância dos debates proporcionados pelo encontro para que ações voltadas para educação sejam consolidadas. “O grande ponto desse evento é o compartilhamento de práticas positivas. Consideramos essa troca de ideias muito importante para que possamos ter a mesma linguagem no que diz respeito ao tema da educação”, ressaltou o diretor.

Dias destacou ainda a importância do desenvolvimento de ações voltadas para educação e conscientização de jovens, para que eles se transformem em agentes ativos no processo de aprendizagem e que contribuam para a assimilação e incorporação de novos hábitos no trânsito. “O mais importante pra mim é conseguir implementar, de forma efetiva, a educação de trânsito nas escolas. Devemos contribuir para o processo de formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades individuais e respeitadores dos direitos dos outros”, enfatizou.

Durante os dois dias de evento foram realizados workshops, debates e palestras, além de momentos de troca e construção de conhecimento, no qual os participantes apresentaram ações em desenvolvimento em seus estados. As palestras abordaram temas sobre a importância da municipalização no Sistema Nacional de Trânsito e a implantação da educação para o trânsito nas escolas.

Também participaram do encontro representantes dos Conselhos Estaduais de Trânsito de Roraima, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Bahia, Amapá, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre, Pernambuco, Alagoas e Distrito Federal, além de autoridades do Ministério da Infraestrutura e suas entidades vinculadas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade