II Encontro da Comissão Fórum Permanente Lei Seca

II Encontro da Comissão Fórum Permanente Lei Seca

II Encontro da Comissão Fórum Permanente Lei Seca começa em São Luís

Ascom Detran Maranhão

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) recebeu nesta segunda-feira (30), coordenadores da Operação Lei Seca de seis estados brasileiros para o II Encontro da Comissão Fórum Permanente Lei Seca. O evento acontece na segunda e terça-feira (31), no Auditório do Hotel Stop Way, em São Luís. O objetivo da reunião é estabelecer a padronização de procedimentos e de abordagens durante as operações de fiscalização em todo o País.

A Diretora Geral do Detran-MA e vice-Presidente da Associação Nacional do Detrans (AND), Larissa Abdalla Britto, abriu o evento falando sobre a importância do encontro. “A comissão da Lei Seca foi criada para promover debates acerca da padronização das ações. Os debates nos trazem trocas de experiências que contribuem para o fortalecimento da Lei Seca em todo o País e, consequentemente, na diminuição de acidentes e mortes no trânsito,” destacou a diretora.

Participam do evento integrantes da Lei Seca do Maranhão, Alagoas, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e diretores do Detran-MA. Durante o encontro, os coordenadores apresentaram as ações educativas e fiscalizatórias realizadas em seus Estados e debatem propostas como a criação do Dia Nacional da Lei Seca, aspectos legais da Operação Filmada, utilização do Serviço de Inteligência nas Operações, entre outras.

O Tenente Coronel Magalhães, Comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, apresentou os números da Lei Seca no Maranhão e falou sobre a intensificação das operações em todo o Estado. “Os números da Lei Seca têm aumentado a cada ano. Em 2016 foram realizadas 151 operações e, até o atual período, foram feitas 233 operações e quase 45 mil testes do bafômetro. A intenção do Batalhão de Trânsito e do Detran-MA é tirar condutores embriagados das ruas evitando acidentes e mortes no trânsito”, avaliou.

De acordo com o Tenente Emanuel Costa, coordenador da Operação Lei Seca de Alagoas, a reunião está sendo muito produtiva. “A Lei Seca é levada a sério em nosso Estado. O que vem sendo discutido aqui será colocado em prática em todas as nossas ações”, destacou ele.

Comissão – A comissão foi instituída no 57º Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito, que aconteceu  em julho de 2017, em Brasília. O Maranhão foi escolhido para sediar o segundo encontro por apresentar dados relevantes no combate à prática da direção e álcool. A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rose Farias, é a representante do Estado na Comissão. “O nosso trabalho de educação e fiscalização foi reconhecido como um dos melhores do País. Vamos continuar trabalhando para que os números de acidentes sejam cada vez menores”, avaliou.

No período da tarde, a comissão discutiu a aplicação do talonário eletrônico, colocando as experiências utilizadas em cada estado brasileiro e objetivando a padronização nacional. De acordo com a comissão, a recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é que o talonário seja aplicado em todo o país.

Outro destaque na pauta do encontro foi a padronização da infraestrutura a ser utilizada durante a barreira de fiscalização da Lei Seca e a discussão sobre as normas das abordagens dos educadores de trânsito nas blitzen, concomitante com o Batalhão Policial Militar Rodoviário (BPRV). “O objetivo é aplicar atitudes que não coloquem a vida dos educadores do transito em risco durante as ações de fiscalização”, ressaltou o Tenente Coronel Magalhães, da BPRV.

Confira abaixo as fotos do evento.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade