Detrans alertam para importância da manutenção preventiva

Detrans alertam para importância da manutenção preventiva

A manutenção preventiva de veículos é primordial para garantir a segurança em ruas e estradas, já que uma simples lâmpada de sinalização queimada pode provocar graves acidentes. A verificação regular dos automóveis é uma das recomendações do movimento internacional Maio Amarelo, que durante todo o mês promove ações de conscientização a respeito dos cuidados no trânsito. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), um dos organizadores da campanha, apontam que a falta de manutenção é um dos sete principais motivos de colisões no Brasil, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias.

O alerta também é feito pela Associação Nacional dos Detrans (AND). De acordo com o presidente, Marcos Traad, uma das preocupações dos Departamentos nas ações de educação para o trânsito é criar nos condutores a cultura da manutenção preventiva dos veículos. “É preciso sensibilizar os proprietários de que a manutenção periódica pode evitar acidentes. Ela deve ser feita regularmente, não só antes das férias ou, pior, depois que os acidentes já aconteceram”, explica.

“Os defeitos mecânicos configuram um fator de risco que pode ser evitado. Por isso, é essencial fazer revisões regulares em uma empresa de confiança”, ressalta o diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná, Evaldo Kosters. Segundo a entidade, os itens que exigem maior cautela e devem ser avaliados por especialistas são freios, pneus, sistema elétrico, suspensão, motor, câmbio, direção, escapamento e líquidos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade