Detrans alertam para emails e informações falsas

Detrans alertam para emails e informações falsas

Os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal alertam sobre falsas informações divulgadas na internet por meio de e-mails e redes sociais. São avisos não-oficiais, com conteúdo improcedente, sobre serviços do Detran e legislação de trânsito.

Além de conter informações erradas, esses e-mails podem representar risco no caso de apresentarem links que, abertos, dão a criminosos acesso a dados cadastrais e bancários. Alguns desses falsos e-mails solicitam que o usuário acesse alguns links para supostamente regularizar a situação de um veículo multado.

A AND esclarece que os Detrans não enviam e-mails com multas ou solicitações de cobranças para os usuários. As notificações de infrações chegam aos condutores exclusivamente pelos Correios. Para saber sobre pontuação na carteira de habilitação e outros serviços consulte o Departamento de seu Estado.

Além de e-mails com supostas infrações de trânsito, outras informações equivocadas estão espalhadas pela internet. As mais comuns afirmam que motoristas que não renovarem a Carteira Nacional de Habilitação no prazo de 30 dias após o vencimento perderão a habilitação e pagarão multa, ou que permissionários (motoristas habilitados há menos de um ano) não podem dirigir em rodovias. Outro boato é que houve, ou haverá em breve, aumento na carga horária para obter a primeira habilitação.

E-mails e informações falsas aparecem com frequência na web. A principal dica para evitar ser enganado é sempre ter bom senso. Visite o site oficial do Detran para ter acesso às informações corretas por meio de notícias ou orientações do próprio órgão. Não repasse e-mails com conteúdos duvidosos. Compartilhando essas mensagens você contribui para que mais pessoas sejam orientadas de forma errada.Em caso de dúvidas, procure o atendimento online do Detran de seu Estado.

COMO FUNCIONA – O condutor tem até 30 dias após o vencimento da CNH para renová-la no Detran, sendo que não há prazo limite. O que ocorre é que o motorista que não renovar a carteira de habilitação neste período fica impedido de dirigir enquanto não regularizar a situação. A única penalidade existente é para o condutor que for flagrado na direção de um veículo com a CNH vencida. Neste caso ele comete uma infração gravíssima com multa de R$ 191,54, mais 7 pontos na carteira. A CNH é recolhida e o veículo fica retido até que um habilitado se apresente para conduzi-lo.

A suposta restrição aos permissionários de dirigir em rodovias também é uma das mentiras divulgadas na internet. A confusão se dá devido a um projeto de lei de 2003, que tramitou no Congresso com esta proposta, mas que nunca foi aprovado e está arquivado desde 2009. Ou seja, condutores com carteira provisória podem dirigir em qualquer tipo de via pública de circulação, sem qualquer tipo de restrição.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade