Detran/GO e Ministro da Cidades lançam CNH Digital

Detran/GO e Ministro da Cidades lançam CNH Digital

Foi lançada ontem, 10/10, pelo Ministro das Cidades, Bruno Araújo, a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e), conhecida como CNH Digital. A solenidade contou com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, do Diretor Geral do Denatran, Elmer Vicenzi, do vice-presidente regional Centro-Oeste da AND e presidente do Detran/GO, Manoel Xavier, da diretora-presidente do SERPRO, Maria da Gloria Guimarães, do Presidente da Frente Parlamentar pelo Trânsito Seguro, Deputado Federal Hugo Leal, e outros parlamentares e autoridades.

O projeto piloto é realizado em parceria com o Departamento de Trânsito de Goiás – Detran/GO e representa significativo divisor de eficiência e acessibilidade no atendimento aos cidadãos, já que a CNH Digital terá o mesmo valor jurídico da CNH em papel, facilitando o dia a dia dos motoristas. Como apontado pelo Ministro: “É mais fácil esquecer a carteira de habilitação hoje do que o celular” e, com a CNH digital, motoristas que esquecerem o documento em papel poderão apresentar a versão eletrônica, sem que tenham que pagar multa.

Mais do que isso, o projeto se insere na tendência inovadora de utilizar a tecnologia como ferramenta agregadora, de avanço e modernidade na prestação de serviços públicos, possibilitando a identificação dos cidadãos por meio digital, já que o documento eletrônico também manterá sua validade e finalidade, tal qual já ocorre hoje com a habilitação em papel.

Neste âmbito, o Estado e o Detran de Goiás foram escolhidos por terem se preparado tecnologicamente para oferecer o recursos aos seus motoristas. “O Brasil já inovou com a urna eletrônica. Com a CNH digital, o governo da sua visão sobre a tecnologia como ferramenta de inclusão”, afirmou o Ministro das Cidades.

A previsão é que a CNH Digital esteja à disposição de todos os cidadãos até fevereiro 2018, e a AND, como entidade nacional dos Departamentos de trânsito, se empenhará junto aos executivos estaduais para a implementação deste projeto, que é um marco de governança digital aliada à qualidade e à segurança e representa um engajamento sério e comprometido com os cidadãos.

O diretor do Denatran, Elmer Vicenzi enfatizou que a carteira de motorista está se aperfeiçoando e ficando cada vez mais segura: “O novo sistema vai permitir conferir a foto. Qualquer setor da sociedade poderá ter acesso à comprovação dos dados”, completou.

Para obter a carteira digital, os condutores deverão ter a nova CNH, emitida desde maio deste ano, com o QR Code (código para ser lido por aparelhos eletrônicos). A CNH-e será exibida em um aplicativo para smartphones, a ser baixado nas lojas oficiais da Apple e do Google.

Com a adesão e implementação pelo Detran, os motoristas precisarão realizar cadastro no Portal de Serviços do Denatran.  Se o usuário optar por usar um certificado digital, o processo de cadastro pode ser realizado no próprio site do Departamento. Os demais usuários, que não utilizarem certificação digital, podem atualizar seus dados e cadastrar e-mail nos Detrans.

Ascom AND com informações do MCidades.

Fotos, créditos: Rafael Luz.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade