Campanhas Educativas do SNT – AGO a DEZ – Portaria Nº 194

Campanhas Educativas do SNT – AGO a DEZ – Portaria Nº 194

A Resolução nº 194, de 6 de agosto de 2020, estabelece o tema, a mensagem e o cronograma das campanhas educativas de trânsito no período de agosto a dezembro de 2020.

Os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, podem acrescentar temas respeitando as características de cada localidade.

A mensagem a ser utilizada nas ações de comunicação é PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA.

 

CRONOGRAMA

AGOSTO

TEMA: Uso de cinto de segurança e dispositivos de retenção infantil

OBJETIVO: ressaltar que o uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil são importantes na prevenção de lesões, e salva vidas.

 

SETEMBRO

Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Respeito ao próximo, considerando a fragilidade dos que estão mais expostos e correm mais risco de vida: pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, com foco principal nos entregadores, considerando o aumento de acidentes dos mesmos, visando um ambiente seguro para todos.

Neste mês, devem ser promovidas campanhas que cumpram os objetivos abaixo.

TEMA 1: Usuários vulneráveis

OBJETIVOS:

  • Incentivar o uso do capacete pelos motociclistas e ciclistas para salvar vidas, considerando o o crescente número de fatalidades envolvendo os entregadores, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários.
  • Expor a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões, caso sofram um acidente esclarecendo o motivo da fragilidade.

 

TEMA 2: Respeito no trânsito

OBJETIVO: Explicitar a importância da autorresponsabilidade no trânsito e o cuidado consigo e com o outro, para que sejam evitadas relações de violência e conflitos entre os usuários do trânsito, reforçando seu caráter coletivo.

 

OUTUBRO

TEMA: Ver e ser visto

OBJETIVO: Apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres, considerando que no período noturno há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade.

 

NOVEMBRO

Considerando que o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito é comemorado no terceiro domingo de novembro – 15/11, no mês de novembro vamos trazer a reflexão do impacto das consequências.

TEMA: Os impactos sociais dos acidentes

OBJETIVOS: 

  • Criar uma reflexão sobre como as lesões e sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente.
  • Promover ações para atendimento dos lesionados e de suas famílias pós acidente de trânsito.

 

DEZEMBRO

TEMA: Álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas)

OBJETIVO:

  • Alertar motociclistas e condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, em decorrência das festas de fim de ano.
  • Promover ações integradas com a fiscalização.

 

Confira AQUI o texto na íntegra da PORTARIA Nº 194, DE 6 DE AGOSTO DE 2020.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade