Autenticidade da CNH e do CRLV digitais já pode ser confirmada na América do Sul

Autenticidade da CNH e do CRLV digitais já pode ser confirmada na América do Sul

Aplicativo Vio checa a legitimidade dos documentos, facilitando a vida de cidadãos brasileiros que transitam pelo continente

A partir desta terça-feira (16), a autenticidade das versões digitais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de brasileiros já pode ser verificada em quase todos os países da América do Sul. A verificação é feita pelo aplicativo Vio, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Serpro, para leitura e confirmação dos QR Codes dos documentos eletrônicos.

“Com a chegada dos documentos digitais, era necessário também uma ferramenta que pudesse validá-los. Foram diversas reuniões com os países vizinhos para apresentar os documentos eletrônicos, além da ferramenta Vio, que permitirá que todos os agentes das fronteiras tenham acesso, garantindo que os brasileiros entrem nos países apenas com o documento digital com segurança e praticidade”, explicou o diretor do Denatran, Frederico Carneiro.

O aplicativo já está disponível em quase todos os países da América do Sul, nas lojas da App Store e do Google Play, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem esta nova modalidade por não possuírem lojas próprias. Além disso, tanto a CDT quando o documento baixado e o app Vio podem ser usados de maneira offline, sem o uso da internet.

De acordo com o diretor, o objetivo da criação do aplicativo foi permitir aos órgãos de fiscalização destes países o acesso à mesma ferramenta do nosso país. “Os brasileiros que quiserem viajar entre esses países poderão ficar tranquilos para validar os documentos na entrada das fronteiras. E nós estaremos seguros de que a validação será feita de modo adequado”, destacou.

Para ter acesso à ferramenta, basta que os agentes de trânsito façam o download do aplicativo. Na prática, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. A tecnologia, além de verificar a legitimidade dos documentos, também confirma a origem e a validação da Placa da Identificação Veicular (PIV) do veículo. O QR Code faz uso de criptografia de chaves assimétricas usando encriptação forte e utiliza técnicas avançadas de compactação na inclusão de informações textuais e de imagens: tudo isso em uma imagem bidimensional.

CDT – O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne a CNH e o CRLV digitais, funciona como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito. Pelo aplicativo, é possível consultar o histórico de emissão da CNH, compartilhar o CRLV, exportar os documentos e consultar infrações. A CNH e o CRLV digitais têm mesmo valor legal dos documentos impressos. Além disso, com o aplicativo instalado, o condutor poderá receber notificações, como aviso de vencimento da CNH e o aviso de recall, com as orientações sobre o defeito e as providências necessárias.

*Com informações do Serpro

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Acessibilidade